Davi Pieri28 de jun.CríticasCrítica | O Homem Que Copiava (2003), de Jorge FurtadoJorge Furtado proporciona o encontro de Bresson, Brecht, Hitchcock e David Lynch no construtivismo de seu filme-delírio. O Homem Que...
Pedro Porto21 de jun.CríticasMuito Além dos Clássicos: Francis Ford CoppolaConheça a parte pouco comentada da carreira de um grande cineasta de Hollywood, acostumado a trabalhar com as exigências do estúdio sob...
Pedro Porto19 de jun.CríticasA Dinâmica do Olhar em Trem Mistério (Jim Jarmusch, 1989)O experiente cineasta cria um filme irreverente no olhar e no tratamento ao público, com material de festival, sem deixar de divertir...
Pedro Porto14 de jun.CríticasFuriosa - Uma Saga Mad Max e a gestão do tempo da açãoGeorge Miller faz de sua nova instalação em uma franquia de sucesso um exercício de escuta no campo da ação, sem reduzi-la quanto à sua...
Giulia Dela Pace14 de jun.ArtigosA Tragédia de Belladona (1973): A parte que falta de mim é o todoComo a existência da mulher é possível, se está condenada a vagar despossuída de seu próprio corpo? A Tragédia de Belladona (1973) de...
Rodrigo Heber6 de jun.CríticasCrítica | Imaculada (2024), de Michael MohanNum verdadeiro filme de gênero, Michael Mohan dá mais alguns passos (e tropeços) em sua jornada hitchcockiana. Saí eufórico e meio...
Davi Pieri5 de jun.ArtigosSer Ou Não Ser (1942) | Como se pode ser brechtiano-macmahonista?Ernst Lubitsch desenvolve o brechtianismo cinematográfico sob a imagem do MacMahon. A obra-prima da comédia americana, Ser Ou Não Ser, de...
João Lucas Casanova5 de jun.ArtigosA Ameaça Fantasma e a Simbiótica Experiência CinematográficaUm ensaio sobre uma das obras mais importantes da minha vida e a forma como nos relacionamos com os filmes que nos tocam Eu não sabia que...
Júlio Oliveira4 de jun.CríticasCrítica | Furiosa - Uma Saga Mad Max (2024)Indeciso e esquecível, Furiosa é um dos trabalhos mais decepcionantes de George Miller. Nos últimos tempos, o mundo do cinema vem...
Davi Pieri28 de mai.CríticasCrítica | Rivais (2024), de Luca GuadagninoVoyeurismo e visualidade háptica entram em embate sob o maneirismo de Guadagnino. Se eu tivesse que destacar apenas um elemento do novo...