Especial PTA | Trama Fantasma (2017)
top of page
Paul Thomas Anderson cria seu clássico obstinado dentro de uma ótica de subserviência ao artista. Dentro do cinema de Paul Thomas...
Davi Pieri
28 de fev. de 2022
Especial PTA | O Mestre (2012)
Um mergulho no inconsciente de um corpo que caminha, morto, entre os vivos, ansiando pela realização de seus desejos físicos...
Ana Rita Meneses
25 de fev. de 2022
Especial PTA | Vício Inerente (2014)
O menos adorado e mais autêntico filme de Paul Thomas Anderson Os filmes de Paul Thomas Anderson são como uma 'carta de amor' ao cinema...
Lucas Tameirão
22 de fev. de 2022
Especial PTA | Sangue Negro (2007)
As facetas obscuras – e o legado sangrento – do self-mademan americano Quando se fala em “cinema americano”, dois tipos de filme, à...
Revista Cine-Stylo
20 de fev. de 2022
Aos que falharam
Sejam bem-vindos à nossa 3ª edição: O gênero é só o começo Aqui quem vos fala é o Davi, um dos editores desse projeto tão mágico e único...
Lucas Nascimento
20 de fev. de 2022
A ambição pelo digital
Bem, mãe, estamos entrando numa era, com o digital, na qual, por razões diferentes, a humanidade será confrontada por problemas que não ...
Fabiana Lima
20 de fev. de 2022
Os novos olhares que reescrevem o Faroeste
Um ensaio sobre o que tem mudado a partir do neo-Western e uma reflexão sobre a essencialidade do revisionismo do gênero para mantê-lo...
Julia Nicolau
20 de fev. de 2022
Um passeio de cercanias pelo melodrama de Pedro Almodóvar
Pegando uma viagem de 1991 a 2008, traçamos um caminho para compreender o vasto território cinematográfico e melodramático do diretor...
Pedro Porto
20 de fev. de 2022
A velha face de uma nova Hollywood
Conheça as trajetórias de Elaine May e Joan Micklin Silver, duas cineastas que, por vias diferentes, buscavam o mesmo: abrir espaço para...
Caique Henry
20 de fev. de 2022
A filosofia existencial e o cinema de Ingmar Bergman
Assim como Alfred Hitchcock foi para o cinema de suspense, Ingmar Bergman foi o mestre do cinema existencial. Mas afinal o que é a...
Heitor Lopes
20 de fev. de 2022
Casablanca: um Noir de passado romântico e presente político
Um estudo de como Casablanca gerou encanto em meio ao contexto trágico da segunda guerra mundial, explorando a evolução sentimentalista...
Benedicto Alves
20 de fev. de 2022
Reflexões sobre a experiência fílmica
Transformação e moldagem da nossa experiência através de elementos do cinema e da nossa vida. Subjetivismo Todos nós somos diferentes uns...
Jonathan DeAssis
20 de fev. de 2022
Era Uma Vez em... Hollywood
O olhar, o corpo e o mundo cotidiano Eis uma cena de Era Uma Vez em Hollywood. Cliff Booth (Brad Pitt) sobe o telhado da casa do seu...
Ana Rita Meneses
20 de fev. de 2022
A Síndrome Mortal e o poder da Arte
Nesse terror guiado pelo poder e impacto da Arte, Argento expressa o efeito perturbador que a arte pode causar. O extremo desse poder ao...
Rodrigo Heber
20 de fev. de 2022
Rindo de medo: o elo entre terror e comédia
Por que os dois gêneros se parecem tanto? Não sei quantas vezes já se repetiu essa cena: eu e alguns amigos querendo ver um filme na TV,...
Davi Pieri
20 de fev. de 2022
A utopia crítica
Escrever crítica de filmes é a eterna busca pelo impossível: colocar em palavras uma experiência artística “Na história do cinema,...
Pedro Porto
19 de fev. de 2022
Especial PTA | Embriagado de Amor (2002)
O longa mais curto de Paul Thomas Anderson também é o mais detalhado estilisticamente, utilizando de todas as condições técnicas...
Davi Pieri
19 de fev. de 2022
Especial PTA | Magnólia (1999)
A vida como performance, a morte como vida e o cinema como confessionário Existe, no olhar, uma natureza de exagero: é preciso ser grande...
Rodrigo Heber
18 de fev. de 2022
Especial PTA | Jogada de Risco (1996)
Paul Thomas Anderson reflete sobre orgulho e humildade por meio de um universo soturno Sydney, o protagonista de Jogada de Risco, longa...
Rodrigo Heber
16 de fev. de 2022
Especial PTA | Boogie Nights (1997)
Abordando as angústias de um vasto grupo de profissionais da indústria pornográfica, Boogie Nights é um filme repleto de tragédia, mas...
bottom of page